Topo

“O Código Da Vinci” ganha edição com linguagem facilitada para jovens

Rodrigo Casarin

05/10/2016 12h16

 

dan brown

Em 2003, o escritor norte-americano Dan Brown lançou o livro que lhe traria enorme fama em todo o mundo: "O Código Da Vinci". A trama rocambolesca apresenta Robert Langdon, professor de simbologia que precisa interpretar pistas cifradas em obras de arte para desvendar segredos ligados à Igreja Católica, vendeu mais de 80 milhões de cópias e transformou o autor em um dos principais nomes do mercado editorial.

Neste ano, Brown fez uma adaptação na história para atingir um novo público e lançou "O Código Da Vinci – Edição Para Jovens", recomendado para pessoas acima de 13 anos, que chega no Brasil pela Sextante. Além de uma linguagem ainda mais acessível do que a versão original, a edição conta com novos dados sobre história, arte e geografia.

Codigo DaVinci Jovens_IMPRENSAComo exemplo, comprando um trecho, no original temos:

"A um quilômetro e meio de distância, o gigantesco albino chamado Silas atravessava mancando os portões da frente da luxuosa residência de arenito castanho-avermelhado na Rue La Bruyère. A cinta de cilício eriçada de espinhos que usava em torno da coxa lacerava-lhe a carne, mas mesmo assim a sua alma cantava de satisfação pelo serviço prestado ao Senhor".

Enquanto na adaptação:

"A 1,5 quilômetro de distância, o gigantesco albino chamado Silas atravessava mancando os portões da frente de uma luxuosa residência na Rue La Bruyère. Ele usava uma corrente de espinhos em torno da coxa – um cilício. Todos os verdadeiros seguidores do Caminho usavam esse acessório – um cinto de couro com espinhos afiados de metal que causavam dor – como lembrança do sofrimento de Cristo na cruz. Mesmo assim, sua alma cantava de satisfação pelo serviço prestado ao Senhor".

"De um jeito ou de outro, o livro em suas mãos narra a história de um homem e uma mulher em uma jornada para decifrar esse código e desvendar seus mistérios. Independente de você acreditar ou não nos segredos que está prestes a descobrir, espero que esta jornada o inspire a continuar em busca de sua própria verdade, seja ela qual for", escreve o autor na apresentação do volume, que ainda traz um caderno de fotos coloridas com diversos dos quadros e monumentos citados na trama.

Autor também de outros best-sellers, como "O Símbolo Perdido" e "Anjos e Demônios", Dan Brown já vendeu mais de 150 milhões de exemplares em todo o mundo e foi traduzido para 40 idiomas. E esses números deverão aumentar vertiginosamente em breve: o escritor recentemente prometeu que "Origin", uma nova trama protagonizada por Langdon, será lançado em setembro de 2017.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.