Topo

Quer aprender a lidar com hipsters ou conviver com a ressaca? Série ensina

Rodrigo Casarin

20/09/2016 10h33

 

CAPA_HIPSTER_300dpi

"Hipsters gostam muito de descobrir lugares que ainda não tenham sido contaminados pela cultura mainstream, como o oceano. Esta plataforma de perfuração revitalizada é agora a terceira comunidade hipster mais hypada da Europa. Tem seu próprio calendário, dois anos à frente do nosso", explica o breve texto acompanhado da ilustração de uma base petrolífera. "Ir para o trabalho de ressaca pode parecer impossível, mas é importante manter o emprego. Mesmo que ele seja o motivo de você ter se embebedado. Tente chegar no horário de sempre, cumprimente todo mundo e depois vá tirar uma soneca num lugar sossegado, como o telhado. Que mal poderia acontecer?", diz outro, ao lado de uma usina nuclear explodindo.

Ressaca_GAs ilustrações estão mais abaixo e, acompanhadas das definições, fazem parte de livros da coleção "Como Lidar", "idealizada especialmente para ajudar os adultos a enfrentar o mundo que os cerca", sucesso na Inglaterra que a Intrínseca começa a publicar por aqui. A ideia é que cada volume trate de forma irônica e às vezes politicamente incorreta com certos tipos e situações da vida moderna.

Os cinco primeiros títulos traduzidos para o português são "O Hipster", "O Marido" – que "funciona à base de petisco e cerveja", "A Esposa" – que só parece feliz por conta das taças de vinho -, "Os Encontros" – "uma maneira divertida de conhecer alguém que está com tanto medo de morrer sozinho quanto você" – e "A Ressaca".

Marcados ainda pelo deboche e o cinismo, os textos são assinados por Jason Hazeley e Joel Morris, comediantes que também escrevem a série "Miranda", da BBC. As imagens, por sua vez, foram retiradas da coleção infantil "Ladybird", composta por cerca de 650 títulos lançados a partir de 1915, com volumes assinados por alguns dos ilustradores mais importantes do século 20.

Lançada com o nome de "Ladybird for Grown-ups" na Inglaterra, por lá a série conta, até o momento, com 19 volumes e se tornou um fenômeno editorial logo que chegou ao mercado, em 2015 – em quatro meses, cerca de 1,2 milhões de exemplares da coleção já tinham sido vendidos.

Veja trechos dos livros já lançados no Brasil:

hipster 2

hipster 1

Ressaca 2

Ressaca 1

marido 2

marido 1

esposa2

esposa1

encntro 2

encntro 1

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.