Topo

RezendeEvil provoca histeria na Bienal e recomenda que fãs leiam os livros

Rodrigo Casarin

29/08/2016 12h28

 

Foto: Sidney Paiva

Foto: Sidney Paiva

Crianças correndo pouco antes da conversa começar, gritaria, gritaria, muita gritaria, a ponto das pessoas no palco não conseguirem se ouvir. Delírio quando ele mostrou uma amoeba, espécie de geleia de brinquedo que frequentemente usa nos vídeos que publica no Youtube. A participação de Pedro Afonso, o RezendeEvil, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo na manhã desta segunda-feira causou uma espécie de histeria coletiva infantil na plateia que lotou a Arena Cultural, espaço que acomoda mais de 500 pessoas.

Muitos foram os momentos nos quais o berreiro dos fãs tornou impossível ouvir qualquer palavra dita por Pedro, que passou quase todo o tempo de sua apresentação respondendo a perguntas sobre seus vídeos no Youtube e sua própria vida – coisas como "você prefere amoeba ou 'Minecraft'?", jogo cujos vídeos com tutoriais renderam fama ao canal RezendeEvil, que hoje conta hoje com mais de 8 milhões de assinantes.

Entre um objeto e outro arremessado ao palco – bumerangues de papel, bilhetinhos e diversas amoebas –, o youtuber falou sobre seus dois livros, "Dois Mundos , Um Herói" e "De Volta ao Jogo", e disse que o terceiro volume da série deverá sair ainda este ano. "Eu gostava de criar histórias, então já tinha noção do roteiro, mas fazer um livro foi mais complicado. Toda noite eu e meu pai sentávamos, pensávamos nos capítulos, como seria a história, aí eu escrevia, passava para o computador. Ele me ajudou totalmente. Foi um trabalho em parceria bem legal", comentou.

Foto: Sidney Paiva

Foto: Sidney Paiva

Ao falar de suas referências literárias, Pedro citou "Harry Potter", de J. K. Rowling, e "Quase Mortos", obra de Rook Hasting. "Esse livro quase ninguém conhece, mas me deu muitas ideias. Como a minha história envolve um jogo, não tinha muito onde pegar inspiração", queixou-se. Ele também lembrou aos fãs que seus livros devem ser lidos. "Muita gente quer comprar o livro pelo autógrafo, pelo contato com o autor, mas, galera, o mais importante é ler o livro, para aumentar o vocabulário, o conhecimento".

Sobre títulos de colegas youtubers, o jovem disse ainda não ter se debruçado sobre nenhum, mas afirmou querer ler "O Sensacional Livro Antitédio", de Lucas Rangel. "Ele é meu amigo", argumentou. Quando questionado se gostaria de entrar em algum jogo, tal qual seu personagem literário, confessou que adoraria protagonizar "Resident Evil", justamente de onde tirou seu nome artístico, ou viver Kratos nas batalhas mitológicas de "God of War".

Muitos foram os momentos que Pedro parou a conversa para tirar fotos posando em frente aos fãs ou para fazer vídeos que captassem toda a histeria que causou no evento. Trabalho tiveram os bombeiros, que a todo momento precisavam insistir para que os jovens não subissem nas grades de segurança, principalmente após ouvirem frases de efeito do youtuber, como "meus inscritos são tudo".

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.