Editora leva visitantes da Bienal para dentro de livro da Turma da Mônica
O sonho de muitas crianças e adultos poderá ser realizado na Bienal do Livro de São Paulo deste ano. No Espaço Infantil Maurício de Sousa, em ação realizada pela editora Dentro da História, os visitantes podem criar um personagem de aparência personalizada e com o próprio nome que depois é colocado nas páginas de uma história da "Turma da Mônica". Em seguida, o novo integrante da molecada da rua do Limoeiro opta por imprimir gratuitamente um pôster no qual aparece ao lado de Cebolinha, Magali, Cascão e outras famosas criações de Maurício de Sousa ou um livro onde participa de toda uma narrativa – este custa R$44.
"Esse projeto é o sonho de muitos leitores, estar dentro da história. Vinhamos batendo na trave há algum tempo com a impressão sob demanda, mas agora parece que tudo vai fluir bem", disse ao blog na manhã desta sexta Sidney Gusman, editor da Maurício de Sousa Produções.
"A Dentro da História conversou com a gente há três meses, gostamos da ideia, falamos que queríamos tê-los conosco na Bienal e começamos a tocar o projeto. Em pouco tempo tivemos que desenvolver uma narrativa com particularidades, como um texto que se encaixasse em qualquer gênero, para que a personalização pudesse ser feita. Tivemos também que ter cuidado com os avatares criados pelos leitores que aparecem em todas páginas, com o espaço onde eles são inseridos, por exemplo", lembrou o editor. "Foi uma loucura, mas é um projeto que já nasce campeão", acredita.
Gusman também contou que o próprio Maurício de Sousa – que pela manhã estava no estande, dentro de uma sala de vidro, desenhando sob o olhar do público – adorou a iniciativa. "Ele disse que resolveu um problema que ele tinha, que era quantidade de pessoas que pediam para que ele as desenhasse dentro de uma história da 'Turma da Mônica'".
Dentre as possibilidades de personalização, o visitante pode optar por personagens masculinos ou femininos, tom de pele, estilo de cabelo e, dentre outros, os assessórios que serão usados pelo avatar, como boné ou relógio. Segundo André Campelo, um dos sócios da Dentro da História, a expectativa é que 6 mil livros e entre 40 e 50 mil cartazes sejam impressos durante os dez dias de Bienal – nesta sexta, em pouco mais de uma hora, aproximadamente 500 pôsteres já tinham sido rodados na pequena gráfica montada no estande.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.