Topo

A 1ª vez de Geraldão e Dona Marta: livro de estreia de Glauco é relançado

Rodrigo Casarin

12/08/2016 07h00

gbre
Capa MinoEm 1982 o cartunista Glauco Villas Boas, assassinado em 2010, lançou seu primeiro livro, "Minorias de Glauco", impresso de maneira semiamadora pela pequena gráfica Lira Paulistana, importante nome da cultura alternativa de São Paulo naquela década. A publicação independente trazia personagens que se tornariam famosos nos anos seguintes, como o roqueiro Botinha e, principalmente, a célebre dupla Geraldão e Dona Marta, provavelmente o casal mais neurótico de toda a história de nossas HQs.

Além disso, o volume também revelava alguns assuntos que o artista abordaria mais profundamente ao longo de sua carreira, como a crítica de costumes, as conversas de boteco, o cotidiano da casa das pessoas e as relações entre casais. Agora, 34 anos depois da primeira publicação, "Minorias do Glauco" é relançado pela editora Peixe Grande em parceria com o Instituto Itaú Cultural, que desde o dia 9 de julho promove uma ocupação sobre o quadrinista em sua sede, no nº 149 da avenida Paulista, em São Paulo – a exposição, que reúne a obra e objetos relacionados a Glauco, vai até o dia 21 deste mês.

Glauco_fotoPara marcar o relançamento de "Minorias de Glauco", Toninho Mendes, editor da Peixe Grande e da revista ""Geraldão", jornalista e poeta, Emilio Damiani, ilustrador e amigo de Glauco, e Franco de Rosa, desenhista e jornalista especializado em história da HQ brasileira, conversarão com o público hoje (sexta, dia 12), às 20h, no mesmo endereço onde acontece a ocupação em homenagem ao artista.

Veja algumas das tirinhas presentes e "Minorias do Glauco":

glauco0

glauco

glauco1

glauco2

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.