Topo

Jabuti: crise reduz inscritos em categorias ligadas à formação de leitores

Rodrigo Casarin

04/08/2016 17h22

criancalendo

O Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou recentemente alguns números sobre sua edição de 2016. Houve uma queda no número total de obras inscritas nas 27 categorias da premiação – de 2575 em 2.015 para 2402 neste ano -, mas o que chama mesmo atenção é a drástica redução no número de concorrentes de duas categorias importantes para a formação de leitores no país: "Juvenil" e "Infantil Digital".

Na categoria com os títulos voltados ao público jovem foram 126 de inscrições no ano passado contra 85 neste ano. Já em "Infantil Digital", categoria com obras que além de indicar a produção de livros que ajudam a fazer com que crianças se tornem leitores dá uma mostra de como as editoras vêm investindo em novas tecnologias, a queda foi ainda maior, de 40 inscritos em 2015 para somente 16 neste ano. Outra categoria afim que teve redução nas inscrições foi a "Didático e Paradidático", de 92 para 77. Em "Infantil", ao menos, um pequeno aumento: de 205 para 213 concorrentes.

Para Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, esses dados refletem o momento que o país vive. "Nossa percepção é de que tal fato se deve à retração do mercado. Assim como os demais segmentos, o setor editorial foi duramente atingido pelo difícil momento econômico que estamos atravessando. Como consequência, as editoras estão lançando menos títulos", disse ao blog.

O vencedor de cada categoria leva R$3500 e pode concorrer ao prêmio de Livro do Ano de Ficção ou Não-Ficção, no valor de R$35 mil cada. As próximas etapas do Prêmio Jabuti são a divulgação dos finalistas no dia 10 de outubro e dos vencedores no dia 10 de novembro. A entrega das estatuetas e revelação dos livros ficção e não-ficção acontece no dia 24 de novembro.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.