Topo

Miscelânea em HQ apresenta monge budista caubói que aniquila zumbis

Rodrigo Casarin

02/08/2016 11h42

Um monge budista caubói com grandes preocupações alimentares e com a condição dos trabalhadores agrícolas e industriais que, após vagar pelo deserto e ser mandado ao estômago de um monstro, consegue voltar ao seu mundo e com um bambu com serras elétricas amarradas às pontas extermina centenas ou milhares de zumbis. Sim, "The Shaolin Cowboy: Buffet de Shemp", de Geof Darrow, recentemente publicado no Brasil pela Mino, é uma enorme miscelânea.

A própria motivação o autor para realizar o trabalho dá o tom da obra: "Queria ver por quanto tempo eu conseguiria seguir criando até ficar cansado de desenhar um monge matando zumbis", disse, certa vez, Darrow em uma entrevista. O que temos, então, na maior parte das 136 páginas da HQ é justamente isso: um personagem que diz apenas "Amitoufu" ("louvado seja Buda") aniquilando zumbis e mais zumbis, uma verdadeira matança de mortos-vivos. Como é possível perceber nessas imagens, o resultado é muito bom – há, inclusive, certa leveza e ternura na carnificina promovida pelo monge caubói.

No texto um tanto absurdo e caótico que antecede os quadrinhos e que contextualiza como o herói foi parar entre tantos zumbis, encontramos o fundo político da obra. Ali há referências positivas ao polêmico "Obamacare" e críticas contra Donald Trump – que dá nome a um deserto –, à indústria do entretenimento e ao conservadorismo crescente nos Estados Unidos – os zumbis poderiam ser a própria população norte-americana depois das tantas lavagens cerebrais pelas quais passam.

Vencedor de três prêmios Eisner, um dos mais importante das HQs, Darrow começou sua carreira animando desenhos do estúdio Hanna-Barbera, como "Riquinho". Entre os anos 1980 e 1990, realizou parcerias com o francês Moebius e seu conterrâneo Frank Miller, com quem assinou obras como "Hard Boiled" e "The Big Guy and Rusty the Boy Robot". Além disso, trabalhando para o cinema, foi o responsável pelo design de boa parte da trilogia "Matrix".

capa web

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.