Topo

Vai à Flip? Confira as programações paralelas, tem até cinema no cemitério

Rodrigo Casarin

28/06/2016 09h40

flip2016

Nesta semana, entre os dias 29 de junho e 3 de julho, acontece a 14ª edição da Flip. Além da programação principal do evento, muitas outras atividades paralelas ocorrem em Paraty junto com a Festa. Neste ano, quem estiver por lá poderá assistir filmes como "Theatre of Blood" no cemitério da Capelinha, por exemplo, uma igreja colonial construída em 1800, em uma ação promovida pelo British Council. Já pela Casa Folha passarão grandes nomes da literatura, como Ferreira Gullar, Ruy Castro e Bernardo Carvalho, o que também acontece na Casa Rocco, onde o público poderá ouvir nomes como Irvine Welsh e Benjamin Moser.

Eu participarei de duas dessas atividades. Na quinta pela manhã, faço a mediação de um papo sobre literatura fantástica no Brasil entre o escritor André Vianco e o escritor e compositor Bráulio Tavares no Café Literário do Sesc. Já no sábado, converso com Simone Magno, André Argolo, Tiago Novaes e Leonardo Neto na Casa Coworking Publishnews, em uma mesa que terá como tema "Política, religião e futebol se discutem sim – Como se comunicar em tempos em que todo mundo tem opinião e acesso a redes sociais".

Eis alguns destaques das programações que ocorrem paralelamente à Flip:

Casa Folha – rua do Comércio, 8
Sexta, dia 1º
10h – Para onde vão a esquerda e a direita no Brasil, com Marcelo Freixo e Samuel Pessoa
15h – Prosa e Poesia, com Ferreira Gullar

Sábado, dia 2
10h – Noites de samba-canção, tardes de bossa nova, com Ruy Castro
17h – Literatura hoje: por quê, para que e para quem?, com Benjamin Moser e Bernardo Carvalho

Casa Coworking Publishnews – rua do Comércio, 149
Quinta, dia 30
17h15 – A literatura que sai do armário – Representatividade é importante ou é mimimi?, com Juliana Albuquerque (Hoo), Marcos Marcionilo (Parábola Editorial) e Felipe Castilho (Escritor). Mediação de Tiago Novaes (Escritor e tradutor)

Sábado, dia 2
16h15 – Política, religião e futebol se discutem sim – Como se comunicar em tempos em que todo mundo tem opinião e acesso a redes sociais, com Simone Magno (escritora e jornalista), Rodrigo Casarin (jornalista e cervejeiro), André Argolo (jornalista e poeta) e Tiago Novaes (escritor e tradutor). Mediação de Leonardo Neto (dramaturgo e editor do PublishNews)

Casa Rocco – Rua da Matriz, esquina com Comendador José Luiz
Sexta, dia 1º
19h – Heróis urbanos: a crueza da realidade na ficção, com o escritor Raphael Montes e o jornalista Emiliano Urbim. Mediação Lorena Piñeiro.
21h – Choose life: "Trainspotting" 20 anos depois, com o autor Irvine Welsh e o tradutor Daniel Pellizzari. Mediação Bruno Mattos.

Sábado, dia 2
15h – Literatura em tempos de crise, com Frei Betto e o jornalista Ricardo Kotscho. Mediação Pedro Vasquez.
17h – Revelações do novo suspense, com os escritores Flávio Carneiro e Simone Campos. Mediação Mariana Rolier.
19h – "Todos os contos": encontro com Benjamin Moser. Mediação Pedro Vasquez.

Café Literário – Sesc – Rua da Matriz (R. Marechal Santos Dias), 20
Quinta, dia 30
11h – Fantasias à brasileira, com Braulio Tavares e André Vianco.
Livros de terror, ficção científica e fantasia são cada vez mais lidos no mundo inteiro, especialmente entre os jovens. Dois autores pioneiros nessas vertentes irão conversar sobre as origens e os caminhos da literatura fantástica no Brasil. Mediação: Rodrigo Casarin

Sexta, dia 1º
11h – Quadrinhos em diálogos, com Eloar Guazelli, Gabriel Bá e Fabio Moon
As HQs são grandes fontes de histórias. Nos últimos anos, a produção brasileira vem conquistando grande reconhecimento internacional. Iremos conversar com três grandes representantes dessa mágica arte sequencial. Mediação: Bruno Dorigatti
20h – Prêmio Sesc de Literatura
Bate-papo com os escritores Franklin Carvalho, autor do romance "Céus e Terra", e Mário Rodrigues, autor do livro de contos "Receita Para se Fazer um Monstro". Ambos foram os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2016. Mediação: Henrique Rodrigues

Sábado, dia 2
18h – Entre flores e espinhos, com Noemi Jaffe e João Carrascozza
A ficção dos dois convidados é cultivada com o respeito aos detalhes. Tendo o cuidado de lapidar as singularidades temáticas e estruturais, seus livros transitam nos limites entre as levezas das palavras e as ranhuras dos afetos. Mediação: Ovídio Poli Junior

Domingo, dia 3
11h – O Brasil não é longe daqui, com Leonardo Tonus e Benjamin Moser
Nossa produção literária tem repercutido de formas diversas perante os olhares internacionais. Um professor da Sorbonne e um brasilianista norte-americano irão apresentar essas perspectivas da literatura nacional. Mediação: Claudia Nina
14h – Todas as histórias do mundo, com Alberto Mussa e Cintia Moscovich
A celebração da arte de escrever histórias. Das pequenas tramas domésticas às complexas narrativas míticas, dois dos mais importantes e premiados escritores brasileiros irão fechar o Café Literário do Sesc. Mediação: Schneider Carpeggiani

Espaço Itaú Cultural de Literatura – Rua dr. Samuel Costa, 13
Quarta, dia 29
15h – De Onde Escrevo, com Ana Maria Gonçalves, Andréa Del Fuego, Conceição Evaristo, Maria Valéria Rezende e Roberta Estrela D'Alva.
Cinco escritoras brasileiras com diferentes origens, histórias e formações conversam com jornalistas e com o público sobre seus processos de criação e suas perspectivas literárias. Elas tratam ainda de temas como o olhar da mulher na literatura, o mercado editorial, gêneros e espaços literários e a representação da mulher na literatura brasileira..

Quinta, dia 30
15h – Literatura Infantil em Leitura Digital, com Adriana Carranca, Ângela Lago e Marcelo Rubens Paiva e mediação de Claudia Nina.
Encontro que trata da criação de literatura infantil em meio digital – desde o desenvolvimento tecnológico até o processo ficcional – e de como a escrita de obras em suportes digitais impacta a leitura literária de crianças (e adultos).

Off Flip das Letras
Quinta, dia 30
Nau dos Insensatos – Praça da Matriz, 105
16h – Mesa 1 – Fabular a vida, com Daniela Lima (escritora, ativista e biógrafa de Maura Lopes Cançado), Sheyla Smanioto (escritora, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura 2015), Paulo Lins (escritor, poeta e roteirista, autor do clássico "Cidade de Deus") e Caco Ciocler (ator, está lançando seu primeiro romance).

Cinema no cemitério – Cemitério da Capelinha, rua da Capela
Quinta, dia 30
19h – exibição de "The Angelic Conversation

Sexta, dia 1º
19h – exibição de "Theatre of Blood

Sábado, dia 2
19h – exibição de All Night Long

Saca – Feira de Publicações Independentes #2 – rua Domingos Gonçalves de Abreu, 16
De 30 de junho a 3 de julho, das 13h às 22h

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.