Topo

Biografia de Douglas Adams decifra o humor do “Mochileiro das Galáxias”

Rodrigo Casarin

25/05/2016 14h29

douglasadams

O 25 de maio é especial para nerds de todo o mundo. É quando celebram o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha. A data foi escolhida porque alguns acontecimentos marcantes para a tribo aconteceram neste dia, como a estreia de "Star Wars – Uma Nova Esperança". Já a toalha é uma referência à famosa série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", do inglês Douglas Adams, um dos nomes mais festejados do mundo nerd, que em sua famosa obra indica que a toalha é um dos "objetos mais úteis para um mochileiro interestelar" (veja mais abaixo).

douglas_bioAproveitando a data, a Aleph acaba de lançar a biografia do escritor: "A espetacular vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias", assinada por Jem Roberts. Com autorização da família, o biógrafo se apoiou em documentos pessoais de Adams para construir um texto que olha para a vida e o trabalho do autor principalmente sob a perspectiva cômica – Roberts é especialista em história do humor –, uma das características mais emblemáticas da obra-prima do inglês, considerada uma comédia de ficção científica. O volume ainda traz fragmentos inéditos de textos escritos por Adams, bem como algumas ideias registradas em seus arquivos, imagens de diversos momentos de sua carreira e uma autoentrevista que o escritor criou em 1985.

E não é só a Aleph que tem novidades relacionadas ao escritor. A editora Arqueiro, por sua vez, juntou em um único volume os cinco livros que compõem a série que trouxe reconhecimento mundial a Adams. "O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias" reúne em suas mais de 600 páginas os títulos "O Guia do Mochileiro das Galáxias", "O Restaurante no Fim do Universo", "A Vida, o Universo e Tudo Mais", "Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!" e "Praticamente Inofensiva".

guia_arqueiroA toalha de Adams

Em "O Guia do Mochileiro das Galáxias", Adams – que morreu em maio de 2001, aos 49 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante – registrou as muitas serventias que uma toalha pode ter para o viajante intergalático. Veja:

"A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo […] Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha "acidentalmente perdido". O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito".

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.