Topo

Série fantástica do maior best-seller inglês dos anos 90 chega ao país

Rodrigo Casarin

06/05/2016 12h35

terry

Ao longo da década de 90, Terry Pratchett vendeu mais de 65 milhões de cópias de seus livros, publicados em 37 idiomas, tornando-se o maior best-seller inglês daquele tempo. Caracterizado pelo humor ácido e voltado para o público juvenil, seu trabalho de maior sucesso foi a série fantástica "Discworld", composta por quase 40 títulos – diversos deles lançados no Brasil pela Conrad – que muitas vezes satirizavam clássicos do gênero, como J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis.

CAPA-Pequenos-homens-livresAgora, "Tiffany Dolorida", série do autor que é braço do universo "Discworld" e até então era inédita por aqui, chega ao país pela Bertrand com os livros "Os Pequenos Homens Livres" e "Um Chapéu Cheio de Céu", que apresentam a história da pequena bruxa Tiffany desde sua infância até o início da adolescência, quando começa a aprender técnicas mais avançadas de bruxaria – qualquer semelhança com "Harry Potter" não é mera coincidência, muitos apontam que J. K. Rowling se "inspirou" na obra de Pratchett para criar seu célebre personagem; Pratchett, por sua vez, retribuiria o gesto com essa coleção, publicada a partir de 2003. A série conta ainda com outros cinco títulos, que devem ser lançados nos próximos anos pela editora.

No começo da década de 90, Pratchett também publicou um trabalho feito em parceria com o conterrâneo Neil Gaiman, o romance "Belas Maldições", que está prestas a ser adaptado para a televisão. Antes de morrer, em março de 2015 – padecia do mal de Alzheimer e causou polêmica ao defender, em um documentário, seu direito ao suicídio assistido -, o best-seller inglês já havia escrito ao seu parceiro pedindo que encabeçasse os trabalhos da adaptação e desejando sorte na empreitada.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.