Topo

Empresa aposta em livros personalizados para que crianças leiam mais

Rodrigo Casarin

29/02/2016 10h11

Crédito: João Pavese

Crédito: João Pavese

Livros infantis personalizados, nos quais o comprador pode montar um protagonista de acordo com as características da criança que receberá a obra e, mais que isso, inserir elementos caros ao cotidiano do pequeno na narrativa, como a fachada da escola onde ele estuda. É essa a proposta da ConteJá, empresa que desde o ano passado vem trabalhando com esse tipo de produto.

capas"Surgimos através de pesquisa e participação tanto no Brasil como no exterior em conferências sobre educação nos últimos dois anos. Foi estruturada uma proposta que usasse a mais moderna tecnologia digital para incentivar o interesse precoce pela leitura, gerando envolvimento e maior retenção de conhecimento voltado para o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental", explica Álvaro Novaes, cofundador da ConteJá ao lado de Ricardo Vaz Monteiro, que há mais de duas décadas trabalha com produtos voltados a esse público.

Pensados para crianças de 4 a 7 anos, os livros contam com roteiro e ilustrações feitos por Silvana Rando, vencedora do Jabuti de 2011 na categoria Ilustração de Livro Infantil com "Gildo". Toda a personalização do volume é feita pelo site da empresa. Cabe ao comprador escolher a cor dos olhos e a tonalidade da pele da criança, bem como suas roupas e o corte do seu cabelo. Em seguida, é possível selecionar os brinquedos que estarão no quarto do personagem, os alimentos que ficarão dispostos na mesa do café da manhã, as atividades de lazer que entrarão na história e até inserir um desenho feito pelo próprio leitor que receberá a obra.

Cada livro personalizado sai por R$37, além do custo do frete. Pensando no futuro, Novaes conta que deseja trabalhar com mais autores nacionais para que possa oferecer outras possibilidades de narrativa e também já vislumbra expandir o negócio para o mercado internacional.

image002

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.