Topo

“Manual do Escoteiro Mirim” será republicado no país ainda este ano

Rodrigo Casarin

23/02/2016 20h37

Manual-do-Escoteiro-Mirim

"Sempre alerta". Difícil alguém que nunca tenha ouvido o lema dos escoteiros, nem que tenha sido em algum filme juvenil de comédia. O bordão fez sucesso até mesmo entre os personagens da Disney. Em "Manual do Escoteiro Mirim", os três sobrinhos de Pato Donald – Huguinho, Zezinho e Luisinho – recorrem a um livro homônimo para resolver alguns problemas, como lidar com o código morse, tirar fotos, cuidar de animais ou se orientar tendo o sol como referência. A primeira edição da obra saiu em 1971 e fez bastante sucesso ao longo daquela década. Agora, a Abril Jovem anunciou que irá relançá-la ainda este ano.

Livros informativos inspirados em outros personagens que pegaram carona no "Manual do Escoteiro Mirim" também serão relançados pela editora. A relação com o dinheiro foi tratada em "Manual do Tio Patinhas", enquanto a culinária apareceu no "Manual da Vovó Donalda". Outros títulos abordavam temas como espionagem e eventos esportivos. Mais tarde, na década de 1980, esses livros seriam reunidos em uma coleção de 20 volumes chamada "Biblioteca do Escoteiro Mirim", lançada no Brasil pela Nova Cultural.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.