Topo

Editora inaugura selo com livro de Miguel Nicolelis sobre projeto no sertão

Rodrigo Casarin

12/02/2016 12h11

nicolelis

A Editora Planeta do Brasil está para estrear um selo em seu catálogo, o Crítica, que já existe há 40 anos na Espanha – país natal da empresa –, onde conta com um catálogo com mais de 2000 títulos. A proposta desse novo braço nacional da casa é publicar obras de áreas do conhecimento como história e ciências.

macaivbaPara marcar a inauguração do selo no país, a obra escolhida foi "Made in Macaíba", do neurocientista Miguel Nicolelis. No livro, o pesquisador brasileiro que já foi apontado pela revista "Scientific American" como um dos 25 cientistas mais importante do mundo relata a experiência de erguer em Macaíba, pequena cidade do interior do Rio Grande do Norte, um polo de ensino, pesquisa e extensão em neurociência.

"Made in Macaíba" também dá início à coleção "Biblioteca Nicolelis", que em breve ganhará seu segundo volume, o best-seller "Muito Além do Nosso Eu", publicado originalmente pela Companhia das Letras, mas adquirido recentemente pela Planeta. Traduzido para dez línguas, no título o autor narra todo o processo de criação da interface cerébro-máquina, com a qual as pessoas podem usar apenas a atividade elétrica cerebral para controlar movimentos robóticos e virtuais. Graças a essa pesquisa – uma das principais esperanças para que paraplégicos e tetraplégicos, por exemplo, possam, de alguma forma, recuperar seus movimentos – que o cientista ficou conhecido em todo o mundo.

O lançamento de "Made in Macaíba" e a estreia oficial do selo Crítica – que em 2017 deve lançar outros dois livros de Nicolelis – acontece no dia 22 deste mês, a partir das 19h30, no auditório do Masp, em São Paulo, onde o pesquisador dará uma palestra e fará uma sessão de autógrafos.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.