Topo

Seria Homer Simpson um gênio da matemática?

Rodrigo Casarin

10/02/2016 09h48

homer

Você conhece a equação que prevê a massa do Bóson de Higgs? E a que se refere à densidade do universo? E a solução para o último teorema de Fermat?

Homer Simpson, que para muitos é apenas o arquétipo de um grande idiota, conhece. É o que o personagem da série "Os Simpsons", uma das mais famosas da história da televisão, que está há 26 anos no ar, mostra no episódio "O Mágico de Springfield", de 1998, no qual resolve se tornar um inventor para seguir os passos de Thomas Edison – que, quando morreu, tinha cerca de 1.100 patentes em seu nome.

Enquanto Homer se debruça em pesquisas para construir suas próprias invenções, escreve em uma lousa no porão de sua casa as equações matemáticas referentes aos problemas que citei no começo desse texto. Parece muito para alguém que passa boa parte de sua vida entornando canecas de cerveja no Bar do Moe, não? Na verdade, não.

segredo mat simpsonsDentre os diversos autores que assinam os episódios da série estão pessoas que conhecem profundamente os números e que já ocuparam cargos importantes em pesquisas acadêmicas e industriais. Ken Keller, por exemplo, é bacharel em Matemática Aplicada pela Universidade de Harvard, onde obteve o seu Ph.D. O título também já foi alcançado por Jeff Westbrook, bacharel em Física por Harvard e Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Princeton.

"A verdade é que muitos dos autores de 'Os Simpsons' são apaixonados por números, e seu maior desejo é inserir doses de conhecimento matemático no subconsciente dos telespectadores. Em outras palavras, por mais de duas décadas assistimos, sem saber, a uma introdução animada abarcando de tudo: do Cálculo à Geometria, do pi à teoria dos jogos, e dos infinitesimais ao infinito", escreve o Ph.D em Física de Partículas pela Universidade de Cambridge Simon Singh em "Os Segredos Matemáticos dos Simpsons", obra na qual se debruça às referências aos números presentes no desenho animado.

O escritor também é ex-produtor da BBC, diretor do documentário "Fermat's Last Theorem", vencedor do prêmio da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, e autor dos livros "O último teorema de Fermat", "O livro dos códigos" e "Big Bang". Em "Os Segredos Matemáticos dos Simpsons", parte justamente do episódio de estreia da série, "Bart, O Gênio", que foi ao ar em dezembro de 1989, no qual os blocos de alfabeto com os quais a pequena Maggie brinca formam a famosa equação da relatividade proposta por Albert Einstein: E=mc².

Nas páginas seguintes, há ainda referências a tramas que falam de números primos, narcisistas, da Equação de Euler, da teoria dos jogos e de diversos teoremas. Além disso, Singh analisa brevemente alguns episódios de "Futurama", série do mesmo criador de "Os Simpsons", Matt Groening, na qual os matemáticos puderam extrapolar a Terra para brincar com seus números.

"Os Segredos Matemáticos dos Simpsons" acaba de sair no país pela Record. Os amarelados personagens, no entanto, já foram base de estudos para outras áreas do saber em livros como "Os Simpsons e a Filosofia", "O Evangelho Segundo Os Simpsons" e "The Psicology of The Simpsons", sobre psicologia, ainda inédito no país.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.