Topo

Livrarias Curitiba não irão vender “Mein Kampf”, o livro de Adolf Hitler

Rodrigo Casarin

14/01/2016 09h59

hitler

O Grupo Livrarias Curitiba comunicou na tarde de ontem a seus funcionários que não irá trabalhar com o livro "Mein Kampf" ("Minha Luta" em português), mistura de autobiografia com panfleto político de Adolf Hitler, que caiu em domínio público neste ano e, por isso, pode ser relançado por qualquer editora do planeta.

"O livro Minha Luta, do Adolf Hitler, está se tornando de domínio público e haverá várias publicações nestes próximos meses. Ficou definido em conjunto com os diretores do grupo que não iremos comercializar este produto nas lojas e ele não estará disponível para encomendas", diz o comunicado interno assinado por Carlos Machado, gerente de marketing e e-commerce da empresa, que possui mais de 20 unidades espalhadas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A rede é a primeira a assumir publicamente que não irá trabalhar com a obra, mas outras livrarias devem seguir o mesmo caminho.

"Mein Kampf" foi publicado em 1925 e se tornou uma das principais plataformas para a divulgação das ideias de Hitler que serviram de base para as barbáries do nazismo. No Brasil, ao menos três editoras deverão relançar o livro: a Edipro, a Centauro e a Geração Editorial. Aqui uma matéria com mais detalhes sobre o livro e a polêmica a respeito de seu relançamento.

Atualização às 11h33: o Publishnews informou há pouco que a Edipro desistiu de publicar o título.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.