Topo

Editora lança livro em formato de guardanapo, jogo americano e porta-copos

Rodrigo Casarin

23/11/2015 11h23

lululux1

Muitos pregam que o livro impresso irá morrer em um futuro próximo, mas há de se desconfiar de tal afirmação. Ainda mais quando editoras como a Lote 42 inovam na maneira de colocar a obra no papel, como em "Lululux", de Gustavo Piqueira, cuja narrativa se divide entre vinte guardanapos, seis jogos americanos e oito porta-copos. Sim, toda a história é contada por meio de um aparelho de jantar.

Gustavo Piqueira

Gustavo Piqueira

Cada peça traz textos que ajudam a compor a personalidade de Lux Moreira, o protagonista fã de tecnologia e de inovações nas relações de trabalho, que procura crescer na carreira após o fracasso de um relacionamento. Nos porta-copos estão as frases supostamente de efeito que Lux posta nas redes sociais, como "Onde quer que você esteja, você sempre estará lá", atribuída a Rodrigo Faro, nos jogos americanos, reproduções das palestras que dá sobre desenvolvimento pessoal, e nos guardanapos, reflexões acerca de seu cotidiano.

A ideia de fazer uma obra com esse formato surgiu justamente após Piqueira, que atua como designer, ouvir reiteradamente pessoas dizendo que o livro um dia vai acabar. Então, com ironia, desenvolveu sua narrativa em um conjunto de jantar, algo que ninguém cogita estar com os dias contados.

Este é o terceiro livro no qual o autor mistura texto a forma para criar sua narrativa, sendo que os outros dois se aproximavam do conceito de livro-objeto, não de objeto-livro, como é "Lululux". Em "Seu Azul", também publicado pela Lote 42, a capa era feita com areia, e em "Iconografia Paulistana", lançado pela Martins Fontes, a capa trazia um espelho para transformar o leitor na própria imagem frontal do livro.

Os guardanapos, jogos americanos e porta-copos que compõem "Lululux"vêm acondicionados em uma caixa de madeira. A tiragem da obra é limitada a 600 exemplares, que custarão R$49,90 cada.

lululux3

lululux2

lululux4

lululux

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.