Topo

Lázaro Ramos aborda questões políticas e sociais em novo livro infantil

Rodrigo Casarin

03/11/2015 15h29

 

Caderno de rimas do Joo

Lázaro Ramos é famoso tanto por sua carreira como ator de teatro, televisão e cinema quanto pelo seu engajamento em questões sociais. Parte do olhar crítico que tem sobre o mundo em que vivemos está em seu novo livro infantil, "Caderno de Rimas do João", feito em parceria com o ilustrador Maurício Negro, que acaba de ser lançado pela Pallas Editora.

Inspirado por João, seu filho, Lázaro brinca com as palavras para criar versos rimados sobre temas recorrentes na literatura infantil, como família, amizade, esportes, vida e morte, mas também sobre assuntos originais (há um trecho dedicado ao cantor Gilberto Gil, por exemplo). Na parte mais crítica da obra, ainda trata de sonegação de impostos, das mentiras que os candidatos em campanha costumam contar aos eleitores e de pessoas "vips", sobre as quais escreve:

"Uma tia me falou
que é uma coisa muito chique
Mas achei foi coisa besta,
me parece que é chilique.
Um cercado especial
colocando um limite.
Eu até entendo quem usa,
mas gosto mais de ser livre
pra dançar o xique-xique"

O lançamento de "Caderno de Rimas do João" em São Paulo acontece no próximo sábado, dia 7, a partir das 11h, na livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis. Esta é a segunda obra infantil de Lázaro, que em 2010 já tinha lançado "A Velha Sentada", narrativa sobre a rotina sem graça de uma garota que vive em frente a um computador.

Veja alguns trechos de "Caderno de Rimas do João":

Caderno de rimas do Joo_ilustrao2

Caderno de rimas do Joo_ilustrao1

 

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.