Topo

HQs levam o terror de Lovecraft para o Rio Grande do Norte

Rodrigo Casarin

26/10/2015 10h00

 

001 red

H. P. Lovecraft é um dos maiores nomes da literatura de terror. Quando morreu, em 1937, aos 46 anos, deixou uma obra na qual se apoia em muitos elementos da fantasia e da ficção científica para produzir narrativas que o fariam ser colocado ao lado de Edgar Allan Poe como os principais representantes do horror nas letras.

Exaltado por gente contemporânea como Stephen King, destacam-se nos escritos de Lovecraft contos como "O Chamado de Cthulhu", "Nas Montanhas da Loucura" e "Sombras Perdidas no Tempo", além de "O Caso de Charles Dexter Ward", seu único romance.

É o universo criado pelo autor que dá o tom das seis HQs presentes em "Lovenomicon" – um amálgama de Lovecraft com "Necronomicon", livro com rituais e magias criado pelo autor – lançado pela editora Jovens Escribas em seu selo Ao Quadrado. As histórias são assinadas pelos quadrinistas Marcos Guerra, Leander Moura, Renato Medeiros, Rodrigo Xavier, Mário Rasec, Carlos Alberto e Marcos Garcia, do coletivo K-Ótica.

Todas as histórias se passam na cidade de Natal, em tramas que apresentam o horror típico de Lovecraft construídas com diversas referências à arquitetura, religiosidade, cultura, hábitos e problemas do cotidiano da capital do Rio Grande do Norte. Veja algumas páginas da obra:

001

012

0058

0079

0095

122

156

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.