Topo

Autores como David Nicholls e Neil Gaiman se juntam para ajudar sírios

Rodrigo Casarin

28/09/2015 11h35

 

Neil Gaiman, um dos autores que aderiram à campanha.

Neil Gaiman, um dos autores que aderiram à campanha.

A situação da Síria e de seus refugiados tem causado comoção pelo mundo e despertado iniciativas solidárias de diversos setores da sociedade. No Reino Unido, escritores se uniram para tentar levantar um milhão de libras (hoje, pouco mais de R$6,1 milhões) a fim de ajudar os sírios que deixam seu país em busca de alguma outra realidade ou aqueles que permanecem tentando viver em meios aos conflitos.

Dentre as dezenas de autores que entraram na campanha "Buy Books for Syria" estão nomes conhecidos dos brasileiros, como Salman Rushdie ("Versos Satânicos"), David Nicholls ("Um Dia"), Ali Smith ("Garota Encontra Garoto"), Khaled Hosseini ("O Caçador de Pipas") e Neil Gaiman ("Deuses Americanos"). Eles doaram entre mil e duas mil cópias de seus principais trabalhos, que, a partir de quinta, serão comercializados pela rede de livrarias Waterstones, parceira da empreitada. com um selo referente à campanha. Toda a cadeia livreira abrirá mão de sua parte na venda desses volumes para que os preços de capa sejam integralmente repassados à ONG de ajuda humanitária Oxfam.

"É difícil não se sentir impotente quando nos confrontamos todas as noites com as cenas [da guerra e dos refugiados sírios] na TV. Como não há perspectiva para uma solução política, ajudar agências como a Oxfam parece ser uma resposta prática a essa situação comovente. É maravilhoso que livreiros, editores, autores e leitores tenham se unido para isso", disse Nicholls em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

Segundo Mark Goldring, presidente da Oxfam, a ajuda poderá servir para entregar água limpa para cerca de 150 mil pessoas na Síria ou auxiliar centenas de refugiados a sobreviverem na Jordânia em 2016.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.