Topo

Livros de celebridades da internet serão os novos “para colorir”?

Rodrigo Casarin

08/09/2015 17h09

 

5minsd

A 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro acabou ontem para mim. Apesar do evento ir até o próximo domingo, hoje já precisei voltar a São Paulo. E regressei vendo algumas perspectivas.

Nos dias que estive por lá, estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham passado pelos três pavilhões do Riocentro, onde a feira acontece, uma média de 60 mil visitantes diários, já que o encontro começou no dia 3. Isso tudo em um lugar que, principalmente por conta dos Jogos Olímpicos, está cercado por obras de infraestrutura por todos os cantos. O acesso ao parque de exposições, seja de carro, seja de transporte público, está caótico.

Contudo, o grande – e empolgado – público em muitos momentos transbordava dos estandes das editoras, tornando impossível que qualquer outro ali entrasse. Conversando com gente ligada a essas casas, muitos comemoravam os bons números de vendas e alguns já projetavam recordes. Nas mesas, autores cujos leitores normalmente são jovens, como os de literatura fantástica, atraíam multidões – algo recorrente em Bienais, diga-se.

O que mais chamou atenção, no entanto, foi a força de celebridades que surgem na internet e depois publicam livros. São quase sempre youtubers que atingem milhões de fãs. Para se ter uma ideia, a Companhia das Letras lançou na Bienal o "Muito Mais que Cinco Minutos", de Kéfera Buchmann, estrela da web que reúne mais de 13 milhões de seguidores em diferentes mídias. A força mercadológica da obra surpreendeu a própria editora. Em dois dias de pré-venda, 16 mil livros já tinham sido comprados e logo perceberam que a tiragem inicial (de imponentes 75 mil exemplares) seria insuficiente, por isso fizeram a reimpressão de mais 50 mil unidades e já programam um novo pedido à gráfica.

Em um momento que as vendas governamentais – filão importantíssimo para a saúde financeira de muitas editoras – não param de minguar, perceber a força que os livros continuam tendo junto ao público consumidor e que novas tendências sempre podem surgir dão um claro sinal de qual é o caminho a ser seguido.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.