Topo

Com a estreia de “Narcos”, veja cinco livros sobre Pablo Escobar e o tráfic

Rodrigo Casarin

29/08/2015 07h00

 

Sem tetas]

"Narcos", aguardado seriado do Netflix, enfim estreou nessa sexta. A obra sobre Pablo Escobar, maior traficante de drogas de todos os tempo, tem Wagner Moura no papel principal e dois episódios dirigidos por outro brasileiro, José Padilha. Aproveitando a deixa, listo cinco livros sobre El Patrón – maneira que Escobar era tratado por muitos – e a máfia na América Latina:

– "Festa no Covil", de Juan Pablo Villalobos – narrada da perspectiva do solitário e mimado filho de um dos chefões do tráfico de drogas no México, destaca-se por levar o olhar infantil ao violento mundo do comércio de entorpecentes ilícitos.

– "Sem Tetas Não Há Paraíso", de Gustavo Bolívar Moreno – o livro é focado na vida de Catalina, jovem de 14 anos que procura dinheiro para colocar silicone nos seios a fim de, como prostituta de luxo, despertar atenção de algum poderoso traficante. Relevante por mostrar a vasta cadeia de produtos e serviços que, direta ou indiretamente, a venda de drogas movimenta.

– "O Ruído das Coisas Ao Cair", de Juan Gabriel Vásquez – A vasta influência do tráfico também está presente neste elogiado romance do colombiano Juan Gabriel Vásquez, que mostra como a atividade e a violência que dela decorre pontuou e modificou a vida do professor Antonio Yamarra. A resenha que fiz do livro para o jornal literário Rascunho pode ser vista aqui.

– "Pablo Escobar", de Alonso Salazar J. – entrando nas obras de não ficção, esta é uma clássica biografia de Escobar, ótima para quem busca ter um apanhado geral da história do grande traficante e se aprofundar um pouco em sua complexa figura.

– "Pablo Escobar – Meu Pai", de Juan Pablo Escobar – escrito pelo filho de "El Patrón" e lançado há poucos meses, contrapõe o traficante cruel e violento com o homem de família, além de expor o quão difícil é carregar seu sobrenome.

Vale ainda mencionar "Reze Pelas Mulheres Roubadas", de Jeniffer Clement, que já comentei em outra oportunidade aqui mesmo no blog, um romance com grande embasamento jornalístico sobre como traficantes mexicanos roubam meninas no interior do país.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.