Topo

Luta de moradores por área verde e biblioteca em SP inspira livro juvenil

Rodrigo Casarin

03/08/2015 11h34

Meninos da biblioteca

No final de 2010, moradores do Itaim-Bibi, bairro da zona sul de São Paulo, mobilizaram-se para impedir que a prefeitura vendesse uma área verde de 20 mil m² para uma construtora. A batalha se arrastou por mais de um ano, até que, no começo de 2012, os governantes desistiram da ideia. A vitória da população manteve não apenas as árvores do lugar, mas também um casarão antigo que abriga a biblioteca municipal Anne Frank.

Um dos integrantes do movimento pelo espaço era o jornalista João Luiz Marques, que já vinha com a vontade de criar uma narrativa longa para seu personagem Heitor, do Blog do Le-Heitor, um garoto 12 anos que mora em São Paulo e gosta de ler e compartilhar suas experiências com os livros. O autor, então, apoiou-se naquela mobilização para escrever seu primeiro livro, o juvenil "Os Meninos da Biblioteca", ilustrado por Rômulo D'Hipólito.

"A ideia era o personagem contar uma história e buscar as respostas para os seus questionamentos nas leituras literárias. Faltava a história. Ao mesmo tempo pensava que a luta em defesa da biblioteca Anne Frank e do quarteirão do Itaim merecia ser contada em livro. Encarei o desafio. O blog me serviu de treino, nas postagens em que escrevia sobre livros, tendo como narrador o personagem Heitor, exercitei a ficção", explica Marques.

Ao longo da história, as perguntas que surgem conforme os conflitos da luta política se desenrolam são respondidas por meio de leituras de obras como "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato, "Os Meninos da Rua Paulo", de Ferenc Molnár, "O Menino Mágico", de Rachel de Queiroz, "O Alienista", de Machado de Assis, e os contos "O Gato Preto" e "Berenice", ambos de Edgar Allan Poe.

Marques ainda lembra que o protagonista de "Os Meninos da Biblioteca" ganhou uma história em livro já sendo um tanto famoso. "O Heitor se tornou parte do movimento e até recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, tendo o nome impresso na placa que recebi. Algumas pessoas também já o conheciam de trabalhos de mediação de leitura que fiz com algumas escolas e até dirigiam comentários a ele no blog. Isso me deu a sensação de estar contando uma história, em um primeiro livro, de um personagem que já tinha sua trajetória".

Título: "Os Meninos da Biblioteca"
Autor: João Luiz Marques
Editora: Biruta
Páginas: 168
Preço: R$37,50

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.