Topo

Poemas inéditos de Nobel chileno falam sobre o trabalho e a condição humana

Rodrigo Casarin

29/07/2015 15h20

 

Neruda

Um dos escritores mais importantes do século 20, o chileno Pablo Neruda recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1971 graças à sua poesia. Apesar de ter lançado boa parte de sua obra em vida, muitos de seus escritos foram publicados chegaram ao público somente após sua morte, em 1973. Esse é o caso dos 21 textos reunidos em "Teus Pés Toco na Sombra e Outro Poemas Inéditos", que apresenta versos até então jamais publicados.

Nos escritos que compõem o volume, Neruda aborda temas como o trabalho, a condição humana, a vida, o mar e a terra, além compor textos de teor memorialístico e satírico. Os poemas, produzidos ao longo de três décadas, foram encontrados por pesquisadores da Fundação Pablo Neruda em uma coleção de manuscritos deixada pelo chileno.

"Teus Pés Toco na Sombra e Outro Poemas Inéditos" está sendo lançado no Brasil em edição bilíngue (português e espanhol) pela José Olympio e conta com fac-símiles de manuscritos de Neruda, nos quais é possível perceber como o autor criava seus versos até mesmo em cardápios ou folhetos de companhias aéreas. O prólogo da edição é assinado por Pere Gimferrer, escritor e crítico literário espanhol.

Título: "Teus Pés Toco na Sombra e Outro Poemas Inéditos"
Autor: Pablo Neruda
Tradução: Alexei Bueno
Editora: José Olympio
Páginas: 144
Preço: R$35,00

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.