Topo

Futebol leva dois brasileiros à final de prêmio literário-esportivo francês

Rodrigo Casarin

22/07/2015 10h32

drible

Os escritores brasileiros Sérgio Rodrigues e Arthur Dapieve estão na final do Jules Rimet, premiação francesa que, desde de 2012, reconhece livros que de alguma forma se relacionem com esportes.

Rodrigues chega à decisão com "O Drible", romance que se inicia com o clássico gol perdido por Pelé contra o Uruguai na Copa de 1970 – sem tocar na bola, ele dribla o goleiro com um movimento de corpo, mas depois perde o gol – e tem o futebol como pano de fundo de toda uma história entre pai e filho. Se vencer, não será o primeiro título do livro, que já levou um Portugal Telecom.

Dapieve, por sua vez, foi para a final graças à novela "Maranazzo", publicada em francês neste ano e ainda inédita no Brasil, onde deve chegar nos próximos meses. Nela, um espanhol e uma brasileira se conhecem durante uma partida de Copa do Mundo entre Chile e Espanha, protagonizando uma história que começa no Maracanã e termina no dia seguinte.

Além dos dois brasileiros, concorrem ao Jules Rimet – que dá 5 mil euros ao vencedor – "Une Idée de L'enfer", de Philippe Vilain, "Gino le Juste, Bartali, Une Autre Histoire de L'Italie", de Jean-Paul Vespini, "La Surface de Réparation", de Alin Gillot, e "Le Coeur de Pélican", de Cécile Coulon. O campeão sai no dia 15 de outubro.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.