Topo

Os cinco melhores livros da primeira metade de 2015

Rodrigo Casarin

25/06/2015 11h29

Semestre chegando ao fim e resolvi fazer uma lista com os cinco melhores livros do ano até aqui. Os melhores para mim, digo. Para ser justo, listei apenas livros que eu tenha lido nesses seis primeiros meses, independente de quando eles tenham sido lançados. Apesar disso, vocês irão reparar que apenas uma obra não é recente. Por conta do ofício, acabo lendo muitas novidades, o que acho ótimo – gosto da produção contemporânea. Sem mais delongas, vamos aos cinco:

"Anel de Vidro", de Ana Luísa Escorel – história sobre traição dividida em quatro partes, cada uma para um dos envolvidos no caso: o traidor, a traidora, o traído e a traída. A autora é filha de ninguém menos que Antonio Candido, uma das maiores autoridades em literatura do país, e fez sua estreia na ficção com esta obra, lançada poucos antes de completar 70 anos e que já lhe valeu o Prêmio São Paulo de Literatura de 2014, ano de seu lançamento. Destaque para as múltiplas perspectivas e consequências para um mesmo fato.

"As Pessoas Parecem Flores Finalmente", de Charles Bukowski – último livro de poemas inéditos do velho safado, chegou ao Brasil este ano e traz o leque temático típico da literatura de Buk: mulheres, sexo, bebedeiras, brigas, corridas de cavalo… Ainda engatinho na leitura de poesia, tenho muito a aprender sobre o gênero, mas me surpreende como Bukowski imprimiu sua marca em qualquer frase que tenha escrito. Rolou uma matéria sobre a obra para o próprio UOL.

"Casa de Caba", de Edyr Augusto – nunca tinha ouvido falar de Edyr até que a editora da Boitempo, casa que o publica, recomendou que eu lesse "Casa de Caba", livro de 2004. Com uma linguagem forte e seca, a obra mostra magistralmente o submundo de uma grande cidade – Belém, no caso. Sem dúvidas o autor é a minha "grande descoberta" do ano até aqui. Fiz uma matéria falando do sucesso dele na França aqui para o Página Cinco.

"Reze Pelas Mulheres Roubadas" , de Jennifer Clement – livro da jornalista Jennifer Clement, que se embasou profundamente na realidade, por meio de pesquisas e entrevistas, para construir uma ficção a respeito das garotas que são roubadas por bandidos no México. Para que não chamem a atenção dos ladrões, meninas se escondem em buracos com escorpiões e se enfeiam, enquanto futuras mães torcem para parir um garoto. Obra deste ano que revela, por meio de uma abordagem original e contemporânea, como muitas pessoas agem de forma brutal e desumana. Também rolou matéria aqui pro blog.

"Sangue no Olho", de Lina Meruane – autora chilena que vive nos Estados Unidos, este é o primeiro livro de Lina a chegar no Brasil, também lançado em 2015. História de uma garota que, por conta de um problema, tem seu olho encharcado por sangue, o que faz com que perca paulatinamente a visão. Pungente retrato da luta de alguém até outrora pleno de seu sentidos para que não caia em uma inevitável dependência. Na caprichada edição feita pela Cosac Naify as páginas escurecem conforme o problema da protagonista se agrava.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.