Topo

Elogiada autora que vive no anonimato chega ao Brasil – leia trecho da obra

Rodrigo Casarin

29/05/2015 12h28

amiga_genial_CAPA.pdf

Elena Ferrante é um mistério literário. Ao mesmo tempo que é tida atualmente como uma das maiores autoras do mundo, ninguém sabe exatamente quem é a escritora que está por trás do nome (provavelmente escritora, aliás, porque sequer há a confirmação de que se trata de uma mulher ou de uma única pessoa). Elena se recusa a participar de lançamentos, não aceita convites para debates, não tira fotos e muito raramente concede alguma entrevista, sempre por e-mail. Sabemos apenas que ela vem da Itália e escreve muito bem.

Comparada a nomes como Sylvia Plath e Clarice Lispector e exaltada por críticos literários da estirpe de James Wood, seu trabalho finalmente começa a ser lançado no Brasil com a chegada de "A Amiga Genial" pela Biblioteca Azul. O título é o primeiro de uma série de quatro volumes que acompanha mais de cinco décadas da amizade entre Lila Cerullo e Elena Greco. Por meio da história das duas, a obra mostra as mudanças na Itália no período pós-guerra e as mudanças nas vidas das mulheres a partir da segunda metade do século 20.

O mistério que envolve o nome de Elena vem desde seu estreia, em 1992, quando escreveu uma carta ao seu editor na qual afirmava que, após os livros serem escritos, não precisavam mais de seu autor. "Se eles tiverem algo a dizer, mais cedo ou mais tarde eles encontrarão leitores", afirmava. Além disso, garantia que o anonimato era uma ótima forma para manter a sua liberdade criativa.

Clique aqui para ler um trecho de "A Amiga Genial".

Já tinha escrito, no final do ano passado, uma matéria sobre a autora. Quem quiser saber mais a respeito dela, vale conferir clicando aqui.

Título: "A Amiga Genial"
Autora: Elena Ferrante
Tradução: Maurício Santana Dias
Páginas: 336
Preço: R$ 44,90

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.