Topo

Dez autores convidados para a Flip de 2015 que merecem atenção

Rodrigo Casarin

12/05/2015 18h17

O cubano Leonardo Padura, autor de

O cubano Leonardo Padura, autor de "O Homem que Amava os Cachorros".

A organização da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que neste ano homenageia Mário de Andrade, anunciou pela manhã a programação completa da Tenda dos Autores, o principal espaço do evento, para a edição de 2015, que acontece entre 1º e 5 de julho. Dentre os participantes, selecionei dez nomes que, ao meu ver, merecem atenção – o que não quer dizer que os outros devam ser ignorados, evidentemente. Vejamos:

Diego Vecchio – argentino que mora na França desde o início dos anos 90, o autor, hipocondríaco assumido, lança no Brasil "Micróbios", seu primeiro livro por aqui, no qual apresenta de maneira humorada e, em alguns casos, absurda, personagens adoentados.

Sasa Stanisic – nascido na Bósnia, Stanisic deixou seu país e rumou para a Alemanha por conta da guerra. Essa situação serviu de inspiração para o seu elogiado "Como o Soldado Conserta o Gramofone". Dividirá a mesa com Vecchio.

Boris Fausto – famoso e respeitado historiador brasileiro, autor de livros como "A Revolução de 1930", "O Crime do Restaurante Chinês" e "Memórias de um Historiador de Domingo", estará pela primeira vez na Flip em uma das mesas apenas com um convidado.

Ngugi wa Thiong'o – nasceu no Quênia, em 1938, e escreve principalmente sobre as consequências da ocupação britânica no país. Também professor e ativista político, é cotado para receber o Nobel de Literatura. A Biblioteca Azul publicará em breve "Sonhos em Tempo de Guerra", o primeiro volume de suas memórias.

Reinaldo Moraes – autor de "Pornopopeia", um dos melhores romances nacionais dos últimos tempos, lançou recentemente "O Cheirinho do Amor" e promete um romance inédito ainda para este ano. Mestre em tratar do sexo na literatura, falará sobre isso na mesa "Os imoraes", que divide com Eliane Robert Moraes, especialista em Marquês de Sade. Já esteve na Flip em 2010.

Beatriz Sarlo – considerada a maior crítica literária da Argentina, Beatriz esteve na Flip em 2005 e agora volta para duas mesas, uma delas a de abertura, onde deverá apresentar uma perspectiva estrangeira sobre Mário de Andrade.

David Hare – dramaturgo e roteirista inglês, já concorreu duas vezes ao Oscar, pelo roteiro adaptado de "As Horas" e "O Leitor". Como autor de mais de 20 peças, ficou conhecido pelo teor social e político de seus trabalhos.

Riad Sattouf – francês de origem síria, é cartunista e colaborou com o Charlie Hebdo até alguns meses antes do atentado ao jornal no início deste ano. Sua graphic novel autobiográfica "O Árabe do Futuro" foi recentemente lançada no Brasil pela Intrínseca.

Roberto Saviano – provavelmente o nome mais conhecido da Flip de 2015, o jornalista italiano vive sobre proteção policial e se escondendo de mafiosos desde que publicou "Gomorra", em 2006, no qual expõe os meandros do crime organizado. Também escreveu o livro-reportagem "Zero, Zero, Zero", sobre o mercado internacional de cocaína.

Leonardo Padura – escritor e jornalista cubano, é autor, dentre outros, de "O Homem que Amava os Cachorros", um romance histórico sobre a vida de Leon Trótsky fora da União Soviética, obra que fez bastante sucesso aqui no Brasil.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.