Topo

História de amor central na Inconfidência Mineira é contada em romance

Rodrigo Casarin

05/05/2015 10h51

Poema barbara

Mulher de ideias avançadas em uma época na qual as moças, no geral, eram recriminadas por tentar assumir qualquer papel relevante, a poeta Barbara Eliodora teve atuação importante durante a Inconfidência Mineira, movimento que se rebelou contra a Coroa portuguesa na segunda metade do século 18. Esposa de Alvarenga Peixoto, um dos proeminentes nomes dentre os rebeldes, cabia a ela discutir com o marido os rumos que o levante poderia tomar, além de incentivá-lo a não desistir de sua luta quando ele dava sinais de que iria esmaecer.

É esse relacionamento que está no centro do romance histórico "Um Poema Para Bárbara", de Monica Sifuentes. Por meio da história de amor do casal, a autora faz um retrato de Minas Gerais da época e de como alguns brasileiros, como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o mais famoso dos inconfidentes, revoltaram-se contra a subordinação do Brasil perante Portugal.

"O plano de fundo [da história] oferece as mais claras informações sobre as singularidades que afetavam a região mineradora, quando as Luzes dos filósofos franceses em livros contrabandeados e o sonho de uma República esbarravam em fatos concretos: o esgotamento e contrabando do ouro, a excessiva fiscalização, a dependência de Portugal e a cobiça dos próprios mineiros", escreve a historiadora Mary del Priore na apresentação da obra, lembrando, dentre outras coisas, da influência do iluminismo francês sobre os inconfidentes.

Fortemente apoiado em pesquisas históricas, "Um Poema Para Bárbara" também traz fatos paralelos que, de alguma forma, interferiram nos rumos da história principal, como a queda do Marquês de Pombal, a ascensão de Maria I, a louca, e a influência das ideias da Maçonaria, bem como a forma que o ciclo do ouro transformou Minas Gerais em um importante polo econômico.

Título: "Um Poema Para Bárbara"
Autora: Monica Sifuentes
Editora: Gutenberg
Páginas: 432
Preço: R$44,90

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.