Topo

Jornalista faz vasta busca pelo sentido da vida e reúne respostas em livro

Rodrigo Casarin

16/04/2015 12h12

Sentido da vida

A jornalista Gabriela Gasparin estava com sua vida bastante em ordem. Tinha emprego fixo, carro, apartamento próprio, tudo bem com a família, com os amigos… Mas seria a existência apenas aquilo que Raul Seixas já definira como ouro de tolo? A moça, então, resolveu buscar a resposta para a pergunta que tanto lhe inquietava: qual o sentido da vida?

Em dois anos, fez a indagação a mais de 100 pessoas e compilou as respostas por meio de perfis desses entrevistados no blog "Vidaria", que acaba de ser transformado em um livro de mesmo nome. Não achou uma definição – claro, seria muito colocar um ponto final a uma das principais discussões filosóficas da humanidade –, porém, notou que os perfilados dignificavam ou justificavam sua existência por conta de seis nortes diferentes: o amor, deus, a evolução, a família, a curtição e o trabalho acompanhado de seus sonhos.

Dentre as respostas para a pergunta de Gabriela estão a de uma cadeirante que há 15 anos perdeu o movimento das pernas e acredita que a vida é curtir cada momento, o travesti que saiu de Manaus para São Paulo para aproveitar melhor a vida, a detenta que há mais de década atrás das grades entendeu que seu papel é aprender com os erros, a garotinha de dez anos que acredita estar no mundo para alegrar seus pais, mas gosta mesmo de ficar jogando no computador, a modelo vivo de 73 anos que vê sentido em posar nua para artistas até morrer… Há ainda ambulantes, moradores de rua, feirantes, executivos e líderes religiosos, dentre outros, que dão uma vasta gama de possibilidades de entendimento para o sentido da vida.

Gabriela acredita que a coletânea é uma oportunidade para que os leitores se coloquem no lugar de outras pessoas e compreendam um pouco do universo alheio. E nem só visões positivas e edificantes a jornalista encontrou por suas andanças. "Há também quem não vê mais sentido na vida e apenas espera a morte. Quem se arrependeu de não ter vivido mais intensamente", diz.

Depois do início da busca pelo sentido da vida, Gabriela mudou profundamente sua própria forma de viver. Deixou o emprego fixo para trabalhar como autônoma, vendeu o carro e o apartamento – para ter alguma reserva financeira -, começou a fazer yoga, terapia, foi a retiros espirituais… Enfim, passou a, de fato, tentar entender a razão de sua própria existência.

Título: "Vidaria"
Autora: Gabriela Gasparin
Editora: Autografia
Páginas: 180
Preço: R$39,00

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.