Topo

Os quadrinhos poéticos do argentino Kioskerman

Rodrigo Casarin

01/04/2015 12h36

Capa Eden FrenteQuatro quadrinhos. É do que o argentino Kioskerman, pseudônimo de Pablo Holmberg, precisa para expressar sua arte. Fugindo de gêneros mais óbvios do formato, como a aventura e o humor, o quadrinista opta por, com seus desenhos, construir situações de forte apelo poético, introspectivas, simbólicas, que, em boa parte das vezes, carecem de uma reflexão do leitor para que se chegue a alguma interpretação.

Kioskerman já havia sido publicado no Brasil pela Zarabatana com "Éden" – obra que também traduzida para o inglês e francês. Agora, um novo recorte de seu trabalho chega ao país: "Portas do Éden", lançado há poucos dias pela Lote 42.

Em cada uma das 120 páginas do livro, o trabalho experimental do artista se revela, ambientando os dramas de seus personagens, reflexos de questões universais como o amor e a busca por razões para a vida, em um lugar mágico e onírico, justamente o Éden.

"Portas do Éden" é daquelas obras que não são feitas para serem lidas de uma só tacada, mas que merecem estar sempre por perto para que seja revisitada ocasionalmente, escolhendo páginas aleatórias. Com certeza novas interpretações para um mesmo quadrinho surgirão na cabeça do leitor conforme o passar do tempo e o momento de sua vida.

Veja algumas HQs presentes no livro:

Portas do Éden9Portas do Éden8Portas do Éden7Portas do Éden6Portas do Éden5Portas do Éden4Portas do Éden3Portas do Éden2Portas do Éden1Portas do Éden

Título: "Portas do Éden"
Autor: Kioskerman
Tradução: Cecilia Arbolave
Editora: Lote 42
Páginas: 120
Preço: R$42,90

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.