Topo

Livraria bomba na internet com pergunta sobre cenários de livros

Rodrigo Casarin

31/03/2015 11h07

Cia dos livros"Se você acordasse no cenário do último livro que leu, onde você estaria?" Com esta pergunta postada no domingo, em sua página do Facebook, que a rede de livrarias Cia. dos Livros causou certo furor na internet. A postagem viralizou: até o momento, já foi compartilhada 5.113 vezes e recebeu 2.121 comentários, além de milhares de curtidas.

Dentre os comentários, alguns são bastante peculiares. Um internauta "estaria no Egito, trocando altos bafos com Tutancâmon", outro "estaria na Tchecoslováquia ocupada pelos nazistas, lutando pela revolução ao lado do poeta Jaromil" e um terceiro, "em meio ao Atlântico Sul, navegando em um barco a remo junto com o Amyr Klink".

Interessante notar o quanto as pessoas gostam de expor o que estão lendo ou acabaram de ler e também têm curiosidade para saber em qual universo seus amigos, colegas e até mesmo desconhecidos andam enfurnados. Além do que, todo esse movimento traz os livros para um plano coletivo, mais animado e festivo, bastante diferente da leitura em si, quase sempre individualizada e solitária.

minha maeNo meu caso, levando em conta o último que li, estaria nos Estados Unidos contemporâneo onde "Você é Minha Mãe?", graphic novel de Alison Bechdel, se passa. Confesso que a ambientação não é o destaque da obra, que foca na conflituosa relação da autora com sua mãe – por questões profissionais, por conta de sua homossexualidade, por conta da homossexualidade de seu pai… – e nos próprios dramas internos de Alison. Ao longo da obra, um ponto interessante é como a quadrinista se apoia em conceitos da psicanálise, principalmente de Winnicott e Freud, para buscar explicações para o que viveu. Mais um ótimo trabalho da autora de "Fun Home", na qual já havia expurgado as diferenças com seu pai.

Entretanto, apesar da qualidade de "Você é minha mãe?", admito que, caso acordasse no cenário de algum livro, iria preferir a Terra Média, Hogwarts, a casa dos budas ditosos de João Ubaldo Ribeiro ou algum boteco de Bukowski.

E vocês, onde estariam? E onde gostariam de estar?

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.