Topo

Com capa polêmica, editora lança livro sobre diversidade sexual para jovens

Rodrigo Casarin

26/03/2015 16h36

Dois garotosA Galera Record acaba de lançar no Brasil "Dois Garotos se Beijando", de David Levithan. Por meio de múltiplas histórias e personagens, a obra apresenta um panorama da diversidade sexual, focando naqueles que ainda sofrem preconceitos e muitas vezes são marginalizados por conta de sua sexualidade.

Pensada para o público juvenil, a narrativa se dá enquanto dois jovens de 17 anos tentam quebrar o recorde de beijo mais longo do mundo, sendo que o ato é pontuado por situações vividas por outros personagens, como o transexual Ryan. A questão do homossexualismo nos anos 80, com a geração que mais sofreu por conta da AIDS, também é levantada.

Capa do livros nos Estados Unidos.

Capa do livros nos Estados Unidos.

Em janeiro, quando a editora divulgou a capa da obra, diversos leitores reclamaram da opção por não seguirem a capa da edição dos Estados Unidos, que traz a foto de dois garotos se beijando. A Galera Record justificou a sua escolha dizendo que preferiu seguir o padrão da capa britânica, desenhada, para manter a identidade visual empregada nos livros de Levithan e por conta das características do mercado nacional (acreditavam que a capa com foto de dois rapazes trocando beijos poderia prejudicar a exposição do livro e a abrangência de suas ideias).

Na ocasião, como resposta às críticas, a editora utilizou a sua página no Facebook para afirmar "apoiar a causa LGBT" e convocar o #beijaçogalera, que levou centenas de casais, homossexuais ou não, a colocarem fotos de beijos nos comentários da postagem. "Não faz diferença pra gente. Beijo é beijo, amor é amor. #ÉsóAmor", dizia ainda o texto.

A capa britânica.

A capa britânica.

Este é o quinto livro de Levithan, autor cuja obra costuma mesmo tratar de assuntos como tolerância, diversidade e questões de identidade, que chega ao Brasil. "Will & Will", escrito em parceria com John Green", já vendeu mais de 120 mil exemplares por aqui. Também foram publicados no país "Todo Dia", "Invisível" e "Garoto Encontra Garoto".

Título: "Dois Garotos se Beijando"
Autor: David Levithan
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Galera Record
Páginas: 224
Preço: R$29,00

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.